Modelo de negócios
Canvas
O
modelo de negócios Canvas, é um modelo de plano de negócios pratico e rápido,
que pode ser feito através de uma folha de papel e utilizado por qualquer
organização. É uma ferramenta de gerenciamento estratégico que permite
desenvolver e esboçar um novo ou já existente modelo de negócio, em um
mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios. As
descrições formais do negócio se tornam os blocos para construir suas
atividades. Nele existem
9 segmentos que se referem a aspectos que devem ter em uma empresa.
·
Segmentos de mercado: Quem são os clientes mais
importantes da organização. Para quem estamos criando valor?
ü
Mercado
de massa, nicho de mercado, diversificado, plataformas multifacetadas.
·
Propostas de valor :Que valores nós entregamos ao
cliente?
ü
Novidade,
personalização, projeto, preços, redução de custos, redução de risco,
acessibilidade, conveniência.
·
Canais de comercialização:
ü
Conscientização
( como podemos aumentar a conscientização, sobre nossos produtos e serviços?)
ü
Avaliação
(como podemos ajudar os clientes, a avaliar a proposta de valor da nossa
organização?)
ü
Compra
( como podemos permitir que os clientes comprem produtos e serviços
específicos?)
ü
Entrega
( como entregaremos uma proposta de valor para nossos clientes?)
ü
Pós-venda
( como podemos oferecer suporte pós-venda, aos nossos clientes?)
·
Relação com os clientes: O que os segmentos esperam que
possamos estabelecer e manter com os clientes?
ü
Assistência
pessoal, self-service, serviços automatizados, comunidades, co-criação.
·
Fontes de renda: Por quais valores, nossos clientes
estão realmente interessados a pagar?
ü
Negociação
(barganha), gestão de rendimentos, mercado em tempo real.
·
Recursos chave: Quais recursos-chave nossa proposta
de valor requer?
ü
Físico,
humano, financeiro, intelectual (patentes de marca, direitos autorais,
dados privilegiados.
·
Atividades chave: Que atividades chaves, a nossa
proposta de valor exige?
ü
Produção,
resolução de problemas, plataforma/rede.
·
Parcerias chaves: Quem são nossos principais parceiros e fornecedores?
ü
Otimização
e economia, redução de risco e incerteza, aquisição de recursos especiais e
atividades.
·
Estrutura de custos:Quais são os custos mais importantes
inerentes ao nosso modelo de negócio?
ü
Custos
variáveis, custos fixos (salários, alugueis, serviços públicos), economias de
escalas, economias de escopo.
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